Investimento de alto risco: veja 4 principais tipos e se valem a pena!

Quem conta com um perfil mais agressivo na hora de escolher seus ativos, certamente está em busca de investimento de alto risco. Entretanto, trilhar esse caminho envolve um conjunto de decisões complexas e envolvem diversos fatores. Isso significa que é necessário criar uma estratégia ainda mais robusta para obter os resultados esperados.

Embora esse mercado possa levar a grandes retornos financeiros, também vale destacar que o grau de risco cresce de maneira exponencial. Se você está considerando entrar nesse meio, vale a pena acumular um bom conhecimento antes de iniciar sua jornada.

Veja, a seguir, quais os principais tipos de investimento de alto risco que estão disponíveis, além de entender como avaliar cada caso!

O que são investimentos de alto risco?

São considerados investimentos de alto risco aqueles que apresentam uma grande probabilidade de perda de capital, seja por conta da característica do ativo, do mercado em que está inserido ou do grau de insegurança em relação a sua precificação adequada.

Também vale destacar aqueles que exigem uma grande quantidade de capital aplicado para obter os resultados pretendidos. Em casos de sucesso, essas opções trazem resultados expressivos frente aos ativos mais tradicionais do mercado, mas conseguir superar as estatísticas não é uma tarefa nada simples.

Portanto, vale a pena considerar investir em ativos de alto risco nos casos em que você já acumulou muita experiência na negociação desses itens, quando há uma reserva financeira significativa para os momentos de resultados ruins, além de contar com a ajuda de especialistas em investimentos dessa categoria.

Quais são os investimentos de alto risco?

Investimentos de alto risco, em geral, estão associados à alta volatilidade de preços. Desse modo, a previsibilidade do retorno é menor e as chances de incorrer em perdas é mais elevada. Nesse sentido, é preciso ter um bom conhecimento de mercado a fim de aumentar a segurança nas aplicações. Abaixo, destacamos opções que podem ser classificadas como de alto risco. Confira!

1. Câmbio

Os investimentos em câmbio, em geral, são atrelados a alta volatilidade. Isso acontece devido aos diversos fatores que podem influenciar as cotações das diferentes moedas. Por exemplo, o preço do dólar é influenciado por decisões políticas, pela condução monetária do país e também por fatores externos.

Entender todas as potenciais variáveis que fazem o câmbio flutuar é muito difícil e exige um alto conhecimento do agente que está investindo nessa alternativa. Por isso, o ideal é que você acumule conhecimento de mercado para garantir mais assertividade na hora de realizar aportes nessa opção.

2. Ações

Outra opção considerada renda variável e que, portanto, oferece retornos mais altos e riscos elevados são as ações. Para fazer investimentos nesse tipo de ativo, é importante se aprofundar nas opções disponíveis na bolsa de valores, avaliando os principais indicadores das companhias que você tem interesse.

Além disso, é válido analisar os setores das companhias para entender mais sobre o potencial de lucro. Outra boa dica é fazer a diversificação da carteira, pois isso ajudará a reduzir o risco de mercado. Assim, você consegue melhorar a rentabilidade da sua carteira de investimentos sem correr tanto perigo de perder dinheiro.

3. Day trade

As operações de Day Trade acontecem em um prazo curto e buscam aproveitar as flutuações que acontecem em índices, câmbio e ações. Nesse sentido, é preciso contar com um conhecimento estatístico e de análise gráfica bem amplo para conseguir identificar as tendências e reduzir os riscos das operações.

Além disso, é preciso ter à disposição uma ferramenta que funcione de forma simplificada e eficiente. Caso contrário, há grandes chances de perder dinheiro por falta de timing na hora de efetuar acompra e venda dos ativos.

4. Contratos futuro

Outra opção disponível considerada de alto risco é o contrato futuro. Ele é negociado na bolsa e envolve negociações de compra e venda de produtos ou moeda. O preço desse tipo de alternativa costuma ser pré-determinado e, no final do prazo estabelecido, há a consolidação do negócio.

Entre os itens que são objetos desse tipo de contrato estão o ouro, o dólar, commodities e até mesmo juros. Para fazer aportes nesse tipo de ativo, vale contar com o suporte de uma corretora especializada.

O que considerar para fazer investimentos de alto risco?

Agora que você já conhece quais são os principais ativos de alto risco, que tal entender o que considerar na hora de fazer aportes nessa opção? Abaixo, listamos algumas dicas que podem ajudar na sua jornada.

Conheça o mercado

O primeiro passo para fazer aplicações mais arriscadas é aumentar o seu conhecimento de mercado. Para isso, estude sobre o mercado que está interessado, aprofunde os seus conhecimentos sobre os ativos e consuma os conteúdos do nosso blog.

Isso vai aumentar o seu entendimento sobre os principais ativos disponíveis e ajudar na hora de compor uma carteira de investimento adequada para você.

Entenda o seu perfil

Falando em carteira adequada, outro fator que precisa ser considerado na hora de investir é o seu perfil de investidor. Por exemplo, caso você seja considerado conservador e tenha medo de arriscar, o mais adequado é que faça aportes em alternativas mais seguras, como as opções de renda fixa.

Conte com uma corretora

Além dos dois passos anteriores, ainda é válido contar com o suporte de uma corretora de qualidade. Assim, você terá à disposição especialistas de mercado prontos para auxiliar na escolha dos ativos, considerando o seu perfil e os objetivos que deseja alcançar. Isso significa que a probabilidade de obter sucesso aumenta consideravelmente.

Entendeu como é importante contar com vários recursos na hora de escolher algum investimento de alto risco? Como a estatística de mercado está contra você, é importante aumentar suas chances de sucesso por meio de uma orientação adequada na hora de escolher boas opções. Portanto, não deixe de buscar suporte de pessoas que já conhecem o comportamento de ativos com uma natureza tão volátil. Isso trará segurança, conforto e melhores resultados em suas operações.

Que tal contar com a ajuda dos especialistas da Ativa Investimentos para compor sua carteira? Então entre em contato conosco e descubra por onde começar!

Para impulsionar os seus investimentos, assine nossa newsletter para mais conteúdos exclusivos

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.