Investimentos a longo prazo: quais os melhores e como escolher?

Planejar-se para o futuro certamente é essencial para quem quer aproveitar melhor a vida com conforto e livre de preocupações. Nesse sentido, os investimentos a longo prazo são uma excelente alternativa para construir seu patrimônio. Para isso, é preciso se programar e planejar uma boa estratégia para começar a aplicar o seu dinheiro e fazê-lo trabalhar para você. 

Pensar no longo prazo é uma forma de construir o seu futuro de acordo com os seus objetivos. Nenhum castelo foi construído da noite para o dia. Seguindo essa alusão, um investimento a longo prazo exige tempo, paciência, determinação e disciplina. 

Neste texto, vamos explicar o que caracteriza um investimento de longo prazo, para que tipo de perfil de investidor ele é mais recomendado e como escolher os melhores ativos para compor sua carteira. Confira!

O que caracteriza um investimento de longo prazo?

Um investimento a longo prazo é considerado uma aplicação de valores em que o resgate do dinheiro ocorre apenas depois de alguns anos. Por isso, esse processo envolve a plena consciência de que as suas aplicações não poderão ser resgatadas tão cedo, exigindo muita paciência e determinação em relação aos seus esforços. 

Ainda que esse tipo de aplicação possa ocorrer por anos, não há uma regra específica sobre o período mínimo para isso acontecer. Por isso, o tempo necessário pode depender dos investimentos negociados ou do perfil de investidor da pessoa e seus objetivos. A média desse tempo é de 5 anos para mais.

Normalmente, um investimento a longo prazo é utilizado para alcançar determinados objetivos no futuro, como uma aposentadoria mais confortável ou o estudo dos filhos. Por se tratar de uma aplicação que vai ponderar durante anos, é essencial que o investidor tenha um bom planejamento financeiro.

Para quem é indicado?

Para investir certo e alcançar os seus sonhos, é preciso entender que cada aplicação depende de alguns fatores que vão determinar para quem ela é mais indicada, como a disponibilidade financeira e os objetivos do investidor. Deseja adquirir um imóvel ou ter uma reserva suficiente para comportar uma aposentadoria tranquila? 

Esses objetivos normalmente são mais adequados para investimentos a longo prazo, já que têm um prazo maior para ser finalizado. Mas não se engane que apenas esses detalhes vão determinar se esse tipo de aplicação é adequada para você. Entender o seu perfil de investidor é crucial para avaliar o sucesso de seus investimentos e evitar armadilhas que podem comprometer os seus rendimentos.

Ainda que a média de um investimento a longo prazo seja de 5 anos, dependendo da aplicação esse período pode se estender até 30 anos ou mais. Quanto maior for o seu prazo, maior será o rendimento, porém, tudo dependerá do seu perfil como investidor. Se você está em busca de aplicações seguras e de rápida liquidez para alcançar objetivos mais imediatos, será necessário encontrar outras alternativas.

Quais as vantagens e desvantagens?

Confira, a seguir, as principais vantagens e desvantagens dos investimentos a longo prazo e veja se ele é a melhor opção para você aplicar o seu dinheiro.

Vantagens

Os investimentos de longo prazo provêm um meio para que os investidores criem uma riqueza significativa ao passar dos anos. Nesse sentido, aplicar o seu dinheiro nesse tipo de ativo requer menos monitoramento sobre pequenas flutuações diariamente.

Ao investir em um ativo por muito tempo, é possível receber parte dos lucros das empresas, distribuídos entre os acionistas conhecidos como dividendos. Além disso, as taxas de corretagem e os impostos sobre ganhos de capital constituem a maioria dos custos de investimento, excluindo possíveis fatores de risco.

Dessa forma, os investidores estão sujeitos às taxas de transação com menos frequência. Portanto, eles podem permitir que os retornos sejam compostos enquanto adiam os impostos sobre ganhos de capital que também podem ser cobrados a uma taxa mais baixa.

Desvantagens

De acordo com o seu perfil de investidor e sua tolerância a riscos, pode ser mais rentável que você invista o seu potencial em outras alternativas de investimento que podem trazer um retorno maior que os investimentos a longo prazo. Essa modalidade de aplicação envolve tempo e pode ser mais lenta para ganhar dinheiro em comparação a day ou swing traders.

Dessa forma, como o investimento reutiliza o mesmo capital com pouca frequência em relação às negociações na Bolsa de Valores, por exemplo, seu retorno anual é geralmente inferior. Um investidor a longo prazo pode achar válido um retorno médio de 10% por ano, enquanto um day trader pode obter esse valor em menos tempo.

Quais os tipos existentes?

Separamos uma lista com os principais investimentos a longo prazo e suas características para você avaliar qual é a melhor alternativa para você aplicar o seu dinheiro e alcançar seus objetivos.

CDB

A sigla CDB tem como significado “Certificado de Depósito Bancário”. Ele é um investimento de renda fixa com garantia do Fundo Garantidor de Crédito emitido por bancos. Podemos afirmar que ele funciona como uma espécie de empréstimo que o investidor faz à instituição financeira. Ainda que existam CDBs de liquidez diária, há alguns títulos de prazo maior e liquidez mais baixa e com rentabilidade superior.

Tesouro IPCA

O Tesouro Direto é outra excelente opção de investimento que conta com títulos de longo prazo para os investidores alcançarem seus objetivos para o futuro. Ele pode ser adquirido com taxas prefixadas e indexadas à inflação, rendendo juros mais a variação dos preços ao longo do tempo. 

Ele conta com opções de resgate que podem ir muitos anos no futuro, e, por ser um ativo de alta liquidez, é possível resgatá-lo antes do final de seu vencimento. Porém, vale lembrar que esse processo impactará na rentabilidade, já que, quanto mais tempo passar, maior serão os lucros desse investimento.

Previdência Privada

Você sabia que a previdência privada é considerada um investimento a longo prazo? Com base em seu objetivo, ela proporciona mais conforto e tranquilidade para as pessoas quando elas decidirem parar o seu trabalho. Aqui, é necessário realizar aportes mensais durante o período acordado e, ao final desse prazo, é possível ter o resgate do valor acumulado ou uma renda mensal.

Ações

As ações são um meio indireto de investir na Bolsa de Valores. Elas são uma ótima alternativa para investidores de perfil arrojado que buscam rendimentos a médio e curto prazo, porém, também podem ser uma alternativa para quem tem objetivos no longo prazo. Embora a renda variável possa ser considerada de alta volatilidade, existe uma maturação com o passar dos anos.

Isso acontece porque os riscos são diluídos ao longo do tempo, possibilitando investir com foco além da valorização das ações, mas também no recebimento de dividendos. Com eles, é possível desenvolver uma renda passiva e contribuir para o seu futuro.

Por que contar com a ajuda da Ativa?

No mundo dos investimentos, não existe o melhor ativo para você aplicar o seu dinheiro. Tudo vai depender única e exclusivamente de alguns fatores, como a disponibilidade de recursos para investir e o seu perfil de investidor. 

Com a Ativa Investimentos, você poderá contar com a expertise de um especialista para nortear as suas decisões e ajudá-lo a enxergar oportunidades de investimento que podem agregar valor à sua carteira de ativos e, assim, fazer investimentos a longo prazo. 

Ficou interessado em começar a investir e não sabe por onde começar? Aproveite para entrar em contato com um de nossos consultores e veja como podemos ajudá-lo a construir uma carteira de ativos de sucesso para você alcançar seus objetivos!

Receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.