Conheça 4 investimentos melhores que a poupança

Principal tipo de investimento dos brasileiros em tempos passados, a poupança já não é mais tão atrativa para quem quer aplicar o seu dinheiro hoje em dia. Devido às baixas taxas de juros, os seus rendimentos não têm sido suficientes para superar a inflação nos últimos anos, o que tem colocado em evidência as alternativas de investimentos melhores que a poupança.

Para se ter uma ideia, no ano de 2021, essa perda foi de 6,37%, causando prejuízos para quem manteve seus recursos aplicados na modalidade. Como é de se esperar, esse período também registra uma grande fuga de investidores da modalidade.

Neste post, vamos mostrar por que a poupança não é uma boa opção no dia de hoje e daremos 4 dicas de investimentos melhores. Confira!

Vale a pena investir em poupança hoje?

Todo mundo concorda que o grande objetivo de qualquer investimento é que o patrimônio aplicado gere rendimentos capazes de preservar o seu poder de compra frente à inflação. Com isso em mente, fica claro queinvestir na poupança não vale a pena atualmente.

Os rendimentos da poupança estão atrelados a dois dos principais indicadores financeiros do nosso mercado, que são a taxa Selic e a Taxa Referencial. Mesmo com os recentes aumentos nesses índices após um período de queda histórica, o retorno da poupança continua sendo negativo.

A razão para isso é o alto índice de inflação registrado nos últimos anos, que faz os recursos aplicados na modalidade perderem poder de compra. Então, a melhor opção é buscar outras alternativas que se encaixam no seu perfil de investidor e ofereçam segurança para a construção do seu patrimônio.

Por que é importante avaliar o perfil do investidor antes de investir?

As características simplificadas da poupança sempre fizeram com que ela fosse amplamente indicada para todas as pessoas. No entanto, na hora de escolher entre outros ativos de mercado financeiro, a recomendação é realizar uma análise para descobrir o seu perfil de investidor.

Essa avaliação leva em conta uma série de fatores pessoais que ajudam a orientar as decisões relacionadas a investimentos. A renda mensal, os objetivos de vida, a faixa etária e até a composição familiar são exemplos de aspectos que influenciam nessa hora.

O principal objetivo da análise de perfil de investidor é identificar a tolerância a riscos durante a aplicação. A partir dessa característica, é possível definir se uma pessoa tem um perfil conservador, moderado ou agressivo. Dessa forma, dá para desenvolver um planejamento mais preciso, tornando claro quais são as opções de investimento que podem trazer os melhores resultados em qualquer situação.

Quais são os investimentos melhores que a poupança?

Cada vez mais as pessoas são incentivadas a migrar seus recursos da poupança e investir o seu dinheiro nas alternativas oferecidas pelo mercado. Muitas vezes, no entanto, o principal obstáculo para os interessados é justamente o desconhecimento de quais são e quais as características desses ativos.

A seguir, listamos investimentos melhores que a poupança e que vão mudar a forma como você se relaciona com o seu dinheiro.

1. CDB

Um dos principais destinos para os recursos migrados das cadernetas de poupança são os Certificados de Depósito Bancário. Esse é um investimento altamente seguro e que oferece rendimentos muito mais atrativos no cenário atual.

Encontrados facilmente em bancos e corretoras, o CDB tem liquidez diária, o que permite resgates a qualquer momento sem prejuízos na rentabilidade. Além da segurança oferecida pela própria instituição emissora, a cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) garante o reembolso de até R$250 mil caso ela quebre.

Há opções de títulos prefixados, em que os ganhos são definidos no início da aplicação, e pós-fixados, caso em que o rendimento está atrelado a indicadores financeiros, como o CDI. É realmente uma ótima opção para quem quer fugir da poupança.

2. Tesouro Direto

Funciona de forma semelhante ao CDB, porém, nesse caso, o investidor adquire títulos junto ao governo federal. Surgido em 2002, o Tesouro Direto permite investimentos a partir de 30 reais e se popularizou bastante nos últimos anos.

Aqui também há a possibilidade de optar entre títulos pré-fixados e pós-fixados, de diferentes vencimentos e rentabilidades. Para investir, é preciso procurar pela modalidade junto a uma instituição financeira e todo o gerenciamento da aplicação pode ser feito pela Internet, tornando tudo muito prático.

Junto a isso, os baixos riscos do Tesouro Direto fazem dele uma excelente opção de investimento para sair da poupança de uma vez por todas.

3. LCI e LCA

Outros tipos de investimento que vem ganhando destaque entre os que querem fugir da poupança são as Letras de Crédito Agrícola e Imobiliárias. Seus retornos são bem mais atrativos e o risco envolvido é baixo, porém, é comum que o dinheiro precise ficar investido por prazos maiores antes de ser resgatado.

Os recursos aplicados em LCI e LCA são cobertos pelo FGC e os seus rendimentos não são tributados pelo Imposto de Renda. Também permitem a escolha entre títulos de rentabilidade pré-fixada e pós-fixada, sendo uma boa opção para investidores com perfil mais conservador.

4. Fundos de renda fixa

Uma excelente maneira de diversificar a carteira de investimentos, os fundos de renda fixa também são mais vantajosos do que a poupança. Essa aplicação consiste em uma cesta composta por diversos ativos que têm seus rendimentos atrelados à taxa básica de juros ou à inflação, como os CDBs, os títulos públicos e as Letras de Crédito.

Funciona como um investimento em grupo, em que cada pessoa adquire cotas de participação e os os resultados são compartilhados entre os cotistas. Gestores profissionais e experientes no mercado financeiro são responsáveis por administrar esses fundos, sempre buscando as melhores rentabilidades por meio da composição dos ativos.

Como vimos, opções de investimentos melhores que a poupança não faltam para quem quer sair dessa modalidade ou mesmo começar as suas aplicações. Então, que tal contar com um importante auxílio para fazer as escolhas certas de acordo com o seu perfil de investidor?

Entre em contato com a Ativa Investimentos e fale com um de nossos profissionais para descobrir as estratégias ideais para o seu dinheiro!

Para impulsionar os seus investimentos, assine nossa newsletter para mais conteúdos exclusivos

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.