Investir ou empreender? Saiba o que considerar na escolha

Depois de passar um tempo economizando consistentemente parte dos seus rendimentos, você acumulou capital e agora está diante da oportunidade de investir ou empreender com seu dinheiro. Mas qual é a melhor opção?

Ambas as alternativas têm suas vantagens e desvantagens. Há, portanto, uma série de detalhes que merecem consideração e, de modo geral, é essencial avaliar a relação entre risco e potencial de retorno de qualquer caso.

Por isso, este artigo traz para você os principais esclarecimentos sobre o que considerar na hora de tomar uma decisão tão importante quanto essa. Continue a leitura para conferir nossas dicas sobre o assunto e descobrir qual é a melhor opção para você!

O que considerar antes de investir ou empreender?

A melhor escolha, havendo tal possibilidade, seria optar pelos dois caminhos, investir e empreender. Afinal, as duas alternativas, além de serem ambas muito promissoras, são sinérgicas, e todo empreendedor deve considerar um plano de investimentos pessoais e empresariais.

Mas vamos assumir que o destino do seu capital acumulado só possa ser um: investir ou empreender. Nesse caso, o que você deveria ter em mente antes de tomar uma decisão, uma vez que sua escolha significa ações completamente diferentes em relação ao seu dinheiro? Confira a seguir os pontos mais importantes que você deve avaliar.

Objetivos

Em primeiro lugar, o que você deseja realmente? Tem vontade de multiplicar seu capital ou quer aproveitar a oportunidade para financiar uma solução com a qual você tem sonhado há algum tempo? 

Note que isso faz toda a diferença e, na verdade, esclarece quase tudo o que é importante saber para direcionar suas economias da melhor maneira. Em suma, se há um desejo ardente em seu coração de tornar algo real, então o que você precisa fazer é descobrir como vencer os obstáculos até alcançar seu objetivo.

Por outro lado, se o que você deseja é garantir o melhor retorno possível sobre seu dinheiro, então há mais variáveis importantes que você deve colocar na balança. Isso torna ainda mais relevantes os tópicos a seguir.

Riscos

Não importa se você vai optar por investir ou empreender, de qualquer maneira você precisa enfrentar os riscos. Isso significa que pode haver fatores imprevisíveis que entrarão em choque com suas expectativas e, sem o preparo adequado, isso pode ser catastrófico.

Seja uma variação do mercado financeiro que afeta a performance da sua carteira de investimento ou uma situação nos negócios com a qual você não sabe lidar, de qualquer maneira você precisa ter uma ideia dos piores cenários para saber o que fazer caso venham a acontecer.

Por isso, é fundamental que você investigue detalhadamente o que pode surgir no seu caminho, inclusive para se preparar, se isso for possível. Afinal, você não quer liquidar suas economias apenas para aprender a lição de que algumas situações podem ser evitadas, não é mesmo?

Oportunidades

Dependendo da sua disposição e de quanto dinheiro você tem acumulado, algumas alternativas são melhores que outras. Se você optar por investir seu capital, por exemplo, ainda assim deverá selecionar os ativos que estejam em sintonia com suas condições e objetivos.

A verdade é que uma análise bem feita dos seus objetivos, da sua disposição e dos seus conhecimentos é exatamente o que vai tornar evidentes as melhores oportunidades disponíveis para você.

Sendo assim, talvez você tenha ouvido falar de uma criptomoeda que tem rendido uma fortuna aos especuladores, mas isso só pode ser realmente considerada uma oportunidade se você souber o que está fazendo. 

Portanto, não deixe de examinar com cuidado o que você realmente deseja quando estiver diante do que parece promissor. Talvez seja, de fato, uma grande oportunidade, mas será que é para você nesse momento? Avalie.

Perfil comportamental

A essa altura, deve estar ficando claro que o melhor que você pode fazer para encontrar a opção ideal entre investir ou empreender é realizar uma autoinvestigação profunda. Assim, conhecer seu próprio temperamento é uma das coisas mais importantes.

Se você optar por investir, é indispensável saber bem qual é sua tolerância a riscos. Isso vai determinar seu perfil de investidor (conservador, moderado ou agressivo) e quais os ativos mais apropriados para você aplicar seu dinheiro.

Caso opte pelo caminho do empreendedorismo, você precisa saber qual sua disposição para lidar com gestão de funcionários, controle financeiro, negociações etc. Ser pouco flexível, ou muito paciente, ou meio irritadiço são coisas que fazem toda a diferença na sua jornada. 

Dito isso, considere esclarecer exatamente como você se comportaria sob a pressão das diversas circunstâncias que envolvem investimentos ou empreendedorismo. Isso será de grande ajuda na hora de escolher como direcionar suas finanças.

Conhecimento

Finalmente, um ponto vital que você deve considerar antes de decidir por investir ou empreender é ter claro o que você sabe sobre uma coisa e outra. Especialmente no caminho do empreendedorismo, não resta dúvidas de que você deve estar bem amparado por conhecimentos.

Há muitas questões relativas ao mundo dos negócios, principalmente no Brasil, que deixar para descobrir na hora da ação pode custar até mesmo sua saúde. No caso dos investimentos, também é fundamental conhecer um pouco do mercado de valores e da dinâmica dos ativos disponíveis para o seu perfil.

Logo, após considerar os vários detalhes que já abordamos, não deixe de fazer uma pesquisa sobre o que você vai precisar saber quando, enfim, tiver dado um destino para o seu dinheiro. 

Qual é a melhor opção?

Agora que você sabe quais são os principais quesitos que deve avaliar para fazer a sua escolha, chegou a hora de considerar a melhor opção de modo geral. 

Está claro que só você pode dizer o que realmente é melhor nas suas condições. Contudo, se ainda restar dúvidas, não é difícil concluir que os investimentos são a melhor opção, nem que seja apenas enquanto você amadurece seus pensamentos.

Afinal, o caminho do empreendedorismo é extremamente promissor, mas pode ser muito mais desafiador do que parece à primeira vista. Os riscos não são apenas financeiros, e o verdadeiro sucesso demanda uma paixão que só existe no coração de quem encontrou uma missão na vida.

Já no mundo dos investimentos, com um bom planejamento, é fácil determinar até mesmo um prazo para ter de volta o capital em mãos — aumentado inclusive! Além disso, são muitas as alternativas, e, com certeza, existe aquela que se encaixa perfeitamente para você, no seu momento.

A Ativa Investimentos está preparada para te acompanhar no crescimento do seu patrimônio. Com mais de 35 anos de experiência, nosso time de especialistas está apto a dar o suporte que você precisa, seja para crescer como investidor ou se preparar para a jornada do empreendedorismo.

Não importa se você quer investir ou empreender, a Ativa Investimentos estará ao seu lado para te ajudar a fazer o melhor com o seu dinheiro. Quer saber mais? Então, conheça a Ativa e descubra nossas vantagens!

Powered by Rock Convert

Invista com a gente!

É prático, rápido, seguro e não tem custo. Você pode acessar sua conta de onde quiser e ainda ter vantagens exclusivas.

ABRA SUA CONTA
Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.