• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Invista sem imposto de renda: vantagens dos fundos de debêntures incentivadas

Por: Time Ativa
20/03/2019
6 min

Invista sem imposto de renda: vantagens dos fundos de debêntures incentivadas

Isentos de imposto de renda, os fundos de debêntures incentivadas têm se tornado cada vez mais populares e atraído mais investidores. As debêntures são títulos de renda fixa emitidos por empresas para captar recursos para suas atividades. E as incentivadas foram criadas, em 2011, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento em infraestrutura do País.

Como financiam projetos, o Governo Federal isentou o imposto de renda de sua remuneração. O blog conversou com o sócio-fundador e gestor da Devant Asset, Bruno Eiras, sobre o fundo de debêntures incentivadas. Ele explicou sobre as vantagens de se investir em fundos desse tipo, comentou sobre o fundo Devant Debêntures e muito mais. Veja a seguir.

O que é um fundo de renda fixa de crédito privado?

É um fundo de investimento que aloca seus recursos em títulos de renda fixa, lembrando que a diferença de renda fixa para renda variável é que, na RF, você já tem uma rentabilidade predeterminada logo no início, diferente das ações, que não sabemos quanto vamos receber no futuro. Esses títulos são, principalmente, emitidos por empresas privadas com o objetivo de captar recursos de investidores para financiar seus projetos e operações. Os principais títulos de crédito privado são: Debêntures, Letras financeiras, CDBs, Títulos Públicos e ativos de crédito estruturado.

Que tipos de ativos são alocados no fundo Devant Debêntures Incentivadas?

A carteira do fundo é composta basicamente por debêntures incentivadas e outros títulos de renda fixa e crédito privado, como por exemplo, Letras Financeiras e ativos de crédito estruturado.

Como vocês fazem a seleção desses ativos? Quais setores vocês mais focam?

Os ativos são selecionados a partir de análises criteriosas. Primeiramente, é realizada uma análise fundamentalista em que a situação econômico-financeira do emissor do título é avaliada. São analisadas as demonstrações financeiras, históricos, expectativas de geração de receita, indicadores financeiros, alavancagem da empresa etc. Todas as informações que demostrem o potencial desse emissor em fazer parte dos ativos classificados como investimentos sustentáveis.

Após passar por essa fase, é feita uma análise qualitativa do emissor, ou seja, analisamos toda a governança da empresa e verificamos se a empresa e seus sócios estão envolvidos em algum escândalo como a operação lava-jato por exemplo. Somente após essa análise detalhada, e caso o emissor seja aprovado, é que seguimos com o processo de inclusão do ativo na carteira dos fundos.

Atualmente, apostamos nos setores com maior previsibilidade de geração de receita, o que garante mais segurança e tranquilidade ao investidor. Como exemplo dos nichos econômicos que priorizamos podemos citar o setor de geração e distribuição de energia, estruturas de saneamento, telecomunicações e concessões rodoviárias.

Quais as vantagens de se investir em um fundo de renda fixa?

A principal vantagem dos fundos de investimento de renda fixa é que eles apresentam uma volatilidade (oscilação) inferior aos demais tipos de fundos, ou seja, uma rentabilidade constante. Assim, tais fundos tendem a ter uma exposição mais conservadora a riscos também. Além do risco reduzido proporcionado pela própria classe de ativos em que o fundo está inserido, existe também a segurança da gestão profissional.

Realizar investimentos seguros. Essa é uma das principais vantagens em optar por aportar recursos em fundo de investimento em detrimento de uma gestão própria. Afinal, por meio desse veículo de investimento, o investidor consegue tirar proveito do alto nível de expertise dos gestores do fundo em lidar com esse tipo de ativo, o que livra as pessoas comuns não familiarizadas com o ativo, de cometer erros ou se precipitar na gestão individual dos seus recursos.

Portanto, fundos de renda fixa são produtos que necessariamente devem compor a carteira de investimentos de qualquer perfil de investidor. O fundo de debêntures incentivadas, por exemplo, tem como objetivo render mensalmente 110% do CDI que, somado à isenção do Imposto de Renda, torna o investimento muito rentável e com uma boa liquidez para resgate, em d+30 dias. Neste momento não podemos mencionar os resultados obtidos, pois o Fundo possui menos de 6 meses.

Para qual perfil de investidor o fundo Devant Debêntures Incentivadas é indicado?

O fundo Devant Debêntures Incentivadas é para todos os perfis. Desde o conservador até aqueles que são mais dispostos a tomar risco (agressivos), e com apenas R$ 100 já é possível começar a investir. Neste tópico é importante destacarmos um tema importante que é a diversificação dos seus investimentos. Diversificar os produtos onde o seu capital está alocado é uma estratégia não apenas recomendada, mas também necessária para todos os investidores interessados em garantir mais segurança e rentabilidade a sua carteira.

O velho ditado, “não coloque todos os ovos no mesmo cesto” é verdadeiro no mundo financeiro, pois ao distribuir os seus recursos você consegue diluir os riscos que cada produto individualmente possui. Assim, caso um determinado ativo tenha um desempenho ruim em um certo período, apresentando queda em seu preço ou prejuízos para o investidor, outro ativo, da mesma carteira, poderá apresentar um comportamento inverso obtendo lucros ou valorização.

Dessa forma, a rentabilidade média da carteira se mantém positiva graças ao balanceamento proporcionado pela diversificação. Outro ponto igualmente importante é ter em mente que se enquadrar em um determinado perfil de investidor, não o exclui do acesso a outros produtos de maior ou menor risco. O seu perfil não define obrigatoriamente quais ativos você deve ou não deve investir, mas sim qual a proporção do seu capital deve ser direcionada aos produtos de renda fixa e renda variável.

Assim, um investidor conservador, também irá diversificar a sua carteira com ativos mais arriscados como as ações, porém em uma proporção inferior aos demais produtos de renda fixa. A título de exemplo, para um perfil conservador a proporção de ativos em carteira pode ficar entre 60% ou 70% de renda fixa e 20% ou 30% de renda variável. Já para os perfis mais arrojados e agressivos essa proporção pode ser inversa, por causa da maior tolerância ao risco, ou seja, algo como 70% em renda variável e o restante em renda fixa.

Vale mais a pena investir em um fundo de renda fixa e não em um produto de renda fixa, como LCI, LC ou CDB etc?

Por vários motivos, primeiramente, em um Fundo ocorre a diversificação do tipo do ativo, características como retorno e prazo serão variadas. Isso significa que o risco estará mais diluído, além de que há uma gestão profissional que selecionará os melhores ativos para compor a carteira do fundo. Em segundo lugar, está a liquidez, ou seja, em determinados títulos é preciso aguardar muito tempo para resgatar (vencimento futuro do título por exemplo), em um fundo como o Devant Debêntures Incentivadas, apenas 30 dias.

Depois, ao investir diretamente em um ativo de renda fixa, o investidor pode estar exposto a alguns fatores inerentes ao título que nem sempre vão favorecê-lo, como redução/aumento da taxa de juros e por último, alguns ativos de renda fixa interessantes possuem um ticket mínimo alto, e nem todos os investidores conseguem acessar. A rentabilidade desses fundos de renda fixa, normalmente, são superiores ao tesouro direto, pois os ativos alocados possuem um prêmio de crédito acima dos títulos públicos.

Como funciona a tributação num fundo de crédito privado de debêntures incentivadas?

A tributação é a característica mais atrativa para esse tipo de produto, os rendimentos obtidos são isentos de imposto de renda para pessoas físicas. Dessa forma, o investidor em debêntures incentivadas pode usufruir da totalidade dos seus lucros, o que confere ao seu capital uma velocidade maior de crescimento.

Fundo renda fixa crédito privado tem FGC?

Não possui, fundos de investimentos não possuem garantia do FGC. Porém, contam com uma grande diversificação de ativos alocados, diluindo o risco e conta com uma gestão profissional.

Fundo Devant Debêntures Incentivadas de baixa volatilidade serve para montar reserva de emergência?

Geralmente, reservas de emergências são alocadas em produtos de liquidez imediata, como o Devant Solidus Cash FIRF CP, pois trata-se de um recurso que, se necessário, estará disponível imediatamente. Porém, visto que o prazo de liquidez do Fundo de Debêntures Incentivadas não é longo, ocorre em 30 dias, é adequado para alocar parte da reserva de emergência.

Qual o diferencial do fundo comparado a outros da mesma categoria?

O diferencial do fundo Devant Debêntures Incentivadas FIRF CP vem principalmente da expertise de sua gestão. A Devant Asset é especializada em produtos de renda fixa e crédito, possui todo o conhecimento necessário sobre crédito estruturado. Os ativos que compõem a carteira do fundo são criteriosamente selecionados, conforme já exposto acima.

Até aqui fica fácil entender quais as vantagens que esse tipo de ativo proporciona ao investidor. Além da segurança proporcionada pelos profissionais à frente do fundo, ele também conta com mecanismos conhecidos como hedge. Esses mecanismos protegem o fundo das oscilações em alguns títulos que são indexados à inflação, por exemplo, como consequência a volatilidade tende a ser muito baixa, proporcionando uma excelente relação risco x retorno.

O que achou do artigo? Conseguiu identificar quais são as principais vantagens dos fundos de debêntures? Quer começar a investir nesse tipo de ativo? Então aproveite para assinar a nossa newsletter e assim ficar em dia com as novidades e receber mais recomendações de conteúdos relevantes para o seu sucesso financeiro.

Time Ativa