Poupar ou investir: qual é a melhor opção?

Muitos investidores iniciantes não conseguem discernir qual a diferença entre poupar ou investir. Porém, essas etapas não são excludentes e, na verdade, fazem parte de um mesmo processo que objetiva o aumento da qualidade de vida. Afinal, não existe investimento sem a preservação de certa parte do que se ganha, ou seja, do que se poupa.

Sendo assim, o objetivo deste artigo é entendermos a importância do hábito de poupar e investir. Além disso, também vamos descobrir porque desenvolver inteligência financeira é fundamental para construir uma vida mais equilibrada e cheia de realizações. Quer saber mais sobre o tema? Acompanhe!

Como desenvolver saúde financeira?

Podemos afirmar que a inteligência financeira é um conjunto teórico e prático, ou seja, uma mescla de formas de pensar, decisões e hábitos que proporcionam a criação de riqueza, a manutenção do padrão de vida e bem estar financeiro de maneira geral. Tal inteligência expressa na forma de pensar e agir (e que se manifesta como saúde financeira) começa com a organização do orçamento familiar ou do orçamento pessoal, seguida da poupança de recursos e do investimento em ativos que promovam o crescimento do capital preservado.

Essas são as etapas básicas para quem deseja desfrutar de qualidade de vida e conquistar os seus objetivos. Sendo assim, depois de equilibrar as suas contas e manter hábitos de consumo sustentáveis, a poupança é a próxima etapa do processo de saúde financeira. E é exatamente por isso que ela é tão importante, pois crescimento financeiro por meio de investimentos depende do ato de poupar.

Por que poupar é importante?

Desenvolver o hábito de poupar é indicado para pessoas de todas as classes e idades. Afinal, poupar é separar recursos para investimentos. É o caminho para realizar sonhos, construir patrimônio e atingir objetivos de vida. Não existe vida financeira saudável sem poupar e investir. Independentemente da quantidade de recursos que se consegue poupar em um mês, o fator tempo associado com os juros compostos fazem verdadeiros milagres financeiros.

A dica aqui é: pague-se primeiro, ou seja, assim que receber os seus recursos, já separe imediatamente os seus 10% ou mais.

Por que investir é importante?

O próximo passo depois de poupar é investir os recursos. Todos aprendemos na infância a ter um cofrinho em casa, guardar dinheiro em uma caixa ou debaixo do travesseiro. Essas opções são válidas como formas lúdicas de ensinar as crianças a importância de guardar recursos para o futuro, porém essas alternativas não devem ser tomadas como ações absolutas de gestão financeira na vida adulta.

Isso é verdade por causa da inflação, ou seja, o aumento generalizado dos preços da economia. Caso mantenha o valor poupado guardado em cofres, caixas ou colchão, o que acontecerá é que, a cada dia, o seu dinheiro perderá valor, pois os preços dos bens e serviços continuam aumentando. Essa é a principal importância de investir os recursos que conseguiu poupar, pois apenas com os investimentos você conseguirá fazer o seu dinheiro continuar crescendo acima da inflação.

Qual o primeiro passo para investir com inteligência?

Para começar a investir, é preciso que você faça uma análise do seu perfil de investidor. Trata-se de um questionário que vai avaliar qual a sua tolerância aos riscos e quais são as suas perspectivas como investidor.

O resultado classifica você conforme três perfis (consevador, moderado, agressivo) e é conhecido imediatamente após o teste.  A partir dele, você terá parâmetros para tomar as suas decisões sobre qual produto investir, adequando a sua estratégia às suas necessidades e objetivos.

Até aqui podemos entender a importância de poupar e investir para construir uma vida financeira saudável e um orçamento pessoal ou familiar mais equilibrado. Como vimos, a organização financeira é a chave para a poupança e esta é base para que investimentos possam ser feitos. Portanto, dedique tempo conhecendo as opções de produtos de investimentos disponíveis tanto em renda fixa como na renda variável.

Caso precise de apoio para tomar decisões sobre poupar ou investir, não deixe de contar com o apoio de profissionais qualificados. Nós da Ativa Investimentos estamos prontos para fornecer a melhor orientação sobre produtos de investimento alinhados ao seu perfil.

Gostou do artigo? Já conseguiu definir o melhor caminho no mundo dos investimentos? Então, aproveite para aprofundar ainda mais os seus conhecimentos com o nosso artigo sobre como começar a investir.

Para impulsionar os seus investimentos, assine nossa newsletter para mais conteúdos exclusivos

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.