Previdência infantil: saiba por que realizar esse investimento de olho no futuro
Uma das principais preocupações de pais, avós e tios está relacionada com o futuro financeiro de uma criança. Portanto, a previdência infantil é um ponto extremamente importante para proteger o bem-estar e a qualidade de vida dos pequenos.
Da mesma forma que pensamos em uma previdência privada para nós, devemos ter atenção às crianças, principalmente por conta de sua dependência dos familiares para terem acesso aos cuidados durante a vida. Afinal, o quanto antes começarmos o planejamento financeiro, melhor será o bem-estar no futuro e mais tranquilidade você terá em relação aos seus entes queridos.
Tem interesse no assunto e quer descobrir se a contratação da previdência infantil vale mesmo a pena? Então, continue a leitura do artigo e confira o conteúdo que preparamos!
Índice
O que é a previdência infantil?
A previdência infantil é um plano de previdência privada voltado para crianças. Portanto, é uma aplicação de longo prazo providenciada pelos responsáveis com o objetivo de garantir a segurança financeira no futuro.
Apesar de ser normalmente gerida pelos pais, outras pessoas também podem investir em uma previdência para um menor de idade. Isso porque essa alternativa pode estar vinculada diretamente ao CPF da criança. Assim, um tio ou uma madrinha conseguem dar uma previdência de presente para os pequenos, por exemplo.
Como funciona a previdência para crianças?
A previdência infantil funciona da mesma maneira que um plano de previdência privada. Não é necessário ter uma idade mínima para abrir uma, por exemplo. Dito isso, existem três principais possibilidades para abrir uma previdência para crianças. São elas:
- a previdência com a criança como titular do plano, mas com o CPF dos responsáveis;
- a previdência com os responsáveis como titulares, mas tendo a criança como beneficiária;
- a previdência com a criança como titular e com o seu próprio CPF.
Além desses três formatos, ainda é possível escolher entre duas modalidades de previdência infantil. Elas são as mesmas modalidades da previdência “para adultos”: a PGBL e a VGBL.
O Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) é um plano de previdência em que o Imposto de Renda (IR) incide sobre todo o valor resgatado. Isso significa, portanto, que o IR será pago sobre o valor total da previdência.
No entanto, é permitido deduzir as contribuições mensais da base de cálculo de renda na declaração do imposto, desde que respeitado o limite de 12% de rendimentos tributáveis anuais.
Já o Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) é o plano de previdência privada em que o Imposto de Renda incide somente sobre o rendimento gerado. No entanto, é dado o direito à isenção de IR.
Por que ensinar educação financeira para as crianças?
Ensinar educação financeira para as crianças é fundamental para que elas cresçam conscientes do que devem fazer com o dinheiro e para que tenham responsabilidade nesse aspecto da vida. Além disso, os pequenos começam a entender logo cedo a importância da organização e de poupar.
Para isso, você pode incentivar a percepção de valor na hora das compras. É válido, por exemplo, levar as crianças ao mercado para lições do cotidiano, ensinar que querer e conquistar são conceitos diferentes e que é preciso ter as finanças em dia para comprar o que desejam, estimulando que aprendam sobre o trabalho na infância e demonstrando a importância de guardar para o futuro.
Ao adotar tais medidas você vai criar pessoas conscientes e com uma boa educação financeira e isso pode fazer toda a diferença no futuro dos seus filhos. Portanto, vale a pena ensinar as crianças a pouparem e investirem.
Quais são os benefícios da previdência infantil?
Agora que já explicamos o que é previdência infantil e como funciona, é hora de entender quais são as vantagens desse tipo de plano. Continue a leitura e confira!
Utilização flexível
A previdência para crianças não precisa ser reservada para uma futura aposentadoria. Depois de um período mínimo de carência, é possível realizar o resgate a qualquer momento.
Por isso, é um dinheiro que pode ser usado para vários objetivos. Por exemplo:
- para a faculdade;
- para uma viagem de formatura;
- para a realização de um intercâmbio;
- para iniciar um empreendimento.
Maior segurança financeira no futuro
Por conta dessa utilização flexível, a previdência para menores garante uma camada de segurança para a criança. Nesse caso, é uma alternativa mais vantajosa do que ações na Bolsa de Valores. Afinal, ela sofre menos oscilações e tem proteções específicas.
Possibilidade de transferência de patrimônio com menos custos
Além de garantir segurança para a criança, a previdência privada é uma boa maneira de transferência de patrimônio. Se estiver no nome dos pais, o plano pode ser passado para os filhos sem a necessidade de um inventário. Portanto, isso ajuda a transmitir parte da herança sem alguns custos.
Início da educação financeira
Para crianças que já entendem números e têm noção do valor do dinheiro, a previdência infantil é uma boa ferramenta de educação financeira. Com ela, os jovens podem compreender o efeito dos juros e a necessidade de economizar.
No futuro, eles conseguem explorar mais os seus conhecimentos e até mesmo começar a investir na Bolsa com segurança.
Maior potencial de acúmulo de capital
Não existe fórmula mágica para rentabilizar os investimentos. Para ter sucesso em suas aplicações, é necessária uma combinação de prazo e de acumulação de juros para que o capital aumente durante esse período.
Além disso, investir desde o começo da vida da criança contribui para que os juros compostos exerçam um impacto positivo ao longo de muitos anos. Portanto, com pouco investimento mensal, você consegue garantir que o seu filho chegue à vida adulta com um grande capital acumulado.
Gestão profissional
Um dos grandes problemas de investidores inexperientes se refere às falhas em suas aplicações nos anos iniciais de investimento. Por conta da complexidade do mercado financeiro, é necessário contar com uma formação focada na criação de carteiras, no entendimento do risco e no grau de retorno.
Por isso, repassar essa responsabilidade para uma equipe profissional, como ocorre no caso da previdência infantil, é a melhor forma de proteger o seu dinheiro de compras ruins e que colocam em risco o seu investimento.
Benefícios tributários
Na modalidade de aplicação VGBL, há isenção de impostos durante todo o período de acumulação. A cobrança é realizada apenas no ato do resgate, incidindo diretamente sobre os rendimentos durante o período e desconsiderando o montante total.
Esse tipo de benefício fiscal contribui para elevar a taxa efetiva de remuneração dessa aplicação e torna tal escolha ainda mais interessante. Assim, além de garantir o futuro das crianças, você pode incorrer em benefícios tributários que outras formas de investimento não oferecem.
Quando começar a investir?
O quanto antes você começar a investir para a aposentadoria, mais cedo e tranquilo será esse período da vida para você e para os seus filhos. Portanto, é importante pesquisar bons planos de previdência privada infantil na intenção de assegurar um futuro financeiro para os pequenos.
Agora que você já entende o que é a previdência infantil, é hora de colocar esse tipo de cuidado em prática e começar a investir o mais breve possível. Quem sabe esse não é um excelente presente de Dia das Crianças? Assim, você oferece uma boa alternativa de renda futura para a geração millennial e mais tranquilidade financeira para quem você tanto ama.
Quer começar uma aplicação para garantir o futuro dos seus filhos? Então, entre em contato conosco e confira alguns dos melhores planos para os pequenos!
Abra sua conta agora
Time Ativa