Saiba por que investir por uma corretora de valores é mais seguro

Você pode fazer o seu dinheiro render mais ao aplicar em bancos ou investir por corretora de valores. Isso porque esses dois tipos de instituições financeiras comercializam produtos de investimentos, sejam de renda fixa ou variável. No entanto, é fundamental analisar com cuidado onde colocar os recursos, já que essa decisão pode impactar diretamente a rentabilidade dos investimentos.

Para ajudar na sua escolha, a seguir, vamos explicar a diferença entre investir em bancos ou por corretora de valores. Além disso, vamos mostrar que você pode estar perdendo uma grande oportunidade de rendimentos. Curioso? Então continue a leitura!

Investir em bancos ou por corretora de valores: qual é a diferença?

Quando o assunto é investimentos, os produtos bancários, entre eles a famigerada poupança, são os mais conhecidos pela maioria do público brasileiro. Em nosso país, tudo o que é relacionado a dinheiro, consumo e investimentos é imediatamente associado aos grandes bancos que dominam o mercado.

No entanto, essa mentalidade cultural esconde um sério problema de informação e educação financeira da população. Afinal, ao ignorar ou não ter acesso a outras opções para o seu capital o brasieliro se torna refém de ativos pouco vantajosos e de baixo desempenho, ficando fora de ótimas oportunidades de fazer o seu dinheiro render com maior retorno e segurança.

A boa notícia é que esse cenário vem mudando ao longo do tempo. Parte dessa mudança se dá pelo crescimento do mercado e das próprias corretoras, pela maior popularização de certos ativos de investimento (como as ações da bolsa de valores) e também pelo despertar de boa parte da população que começa a enxergar opções além dos bancos tradicionais.

Dessa forma, as corretoras de valores vem se destacando rapidamente como referência no assunto investimentos e rendimentos no mercado financeiro. Portanto, agora você já sabe que é possível aplicar capital tanto em instituições bancárias quanto por corretoras de valores (ou plataformas de investimentos). Mas qual é a diferença e como essa escolha pode impactar na rentabilidade? É isso o que veremos a seguir!

O que são Instituições bancárias?

Os bancos tradicionalmente disponibilizam aos clientes uma série de opções de investimento. Os mais comuns são CDBs, LCs, fundos de investimentos, entre outros. No entanto, o primeiro ponto a se observar é se a instituição oferece aos clientes apenas produtos do próprio banco. Esse fato limita as possibilidades do investidor.

Quando isso acontece, o cliente não tem sequer a oportunidade de comparar as propostas com as dos bancos concorrentes, por exemplo. Isso também faz com que o portfólio de produtos ofertados por um banco não seja muito extenso, especialmente quando o investidor tem um baixo aporte inicial. Outro ponto a se considerar são os custos dos serviços bancários.

Em muitos casos, o que se observa é um acúmulo de taxas, tanto de manutenção de conta quanto de corretagem. Além disso, muitas vezes os fundos de investimentos dos grandes bancos cobram taxas de administração. Na comparação com as casas independentes de gestão, oferecidas nas plataformas das corretoras, as taxas são muito elevadas.

O que são corretoras de valores e quais as suas vantagens?

As corretoras de valores são especialistas em investimentos. Por isso, conseguem oferecer aos clientes uma maior variedade de produtos, inclusive com maior rentabilidade. Por meio da plataforma, é possível encontrar, por exemplo, uma seleção de produtos de renda fixa disponíveis para escolha, como CDB, LC, LCA e LCI.

Ao optar por investir por corretora de valores, o cliente tem à disposição em um só lugar diferentes emissores, prazos e taxas, o que gera muita economia com despesas. Também há a possibilidade de se negociar títulos públicos (Tesouro Direto) com taxa zero de corretagem. Isso sem falar nas opções de fundos de investimento de diversos gestores consolidados, para todos os perfis de investidores.

As plataformas também oferecem serviços exclusivos, que ajudam o cliente a tomar a melhor decisão no mercado de renda variável. Periodicamente, são disponibilizados artigos, vídeos, análises ao vivo do mercado, relação de carteiras recomendadas, além de relatórios sobre o cenário econômico.

Corretoras independentes, como a Ativa Investimentos, não têm vínculo com instituições financeiras. Por isso, existe liberdade para buscar diferentes fornecedores. É dessa forma que se consegue garantir uma maior qualidade e oferta de produtos.

Para que tipo de investidor elas são recomendadas?

Investir por corretora de valores é uma ação recomendada para todos os perfis de investidores, sejam eles mais conservadores, moderados ou arrojados/agressivos. Devido a variedade de produtos que tais organizações oferecem, o investidor encontra diferentes ativos que podem (e devem) ser utilizados de maneira conjunta para a composição da sua carteira.

São ativos de renda fixa, variável, fundos, ativos internacionais e tantos outros que se encaixam perfeitamente nas estratégias voltadas à conservação do patrimônio e do poder de compra, como as estratégias direcionadas ao crescimento do capital por meio de ativos com maior potencial de retorno (e riscos).

Como investir com segurança por meio das corretoras?

Agora você já sabe que ao investir por corretora de valores o cliente conta com mais variedade de produtos para escolha e melhores taxas. Mas não podemos deixar de ressaltar um ponto fundamental: investir por uma corretora de valores é tão seguro quanto investir por meio de uma instituição bancária. Isso porque as corretoras operam apenas como intermediárias dos clientes.

As posições ficam custodiadas em contas específicas de cada investidor junto à B3. Além disso, as regras de conduta são rígidas e a fiscalização é feita pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Se você é do tipo de investidor que aplica todos os seus recursos em um único investimento, está na hora de rever seus conceitos. É preciso diversificar , ou seja, pulverizar seu dinheiro em diferentes classes de ativos ou ativos para ter mais rentabilidade e segurança.

Ao diversificar os recursos da sua carteira você consegue diluir o risco inerente que cada ativo possui individualmente. Assim, caso um ativo da sua carteira apresente um resultado ruim devido a uma nova conjuntura econômica, ou mesmo por questões setoriais, um outro ativo da mesma carteira que apresenta correlação inversa ao primeiro, poderá apresentar resultados positivos.

No final das “contas”, o saldo da sua carteira permanece positivo graças a diversificação e o desempenho conjunto de diferentes ativos, que unidos mantêm os seus recursos em crescimento. Sendo assim, diversificar sua carteira de investimentos é mais do que uma opção disponível ao investidor, mas sim uma exigência de uma gestão mais profissional e eficaz de recursos.

Como a Ativa Investimentos pode lhe ajudar?

Você também pode contar com uma assessoria especializada para tornar todo esse processo de diversificação ainda mais fácil e tomar as melhores decisões para os seus investimentos. Com mais de 35 anos no mercado e credibilidade conquistada devido a seu alto padrão de qualidade, a Ativa Investimentos oferece soluções para cada perfil de investidor. A corretora funciona também totalmente online, para que o cliente não necessite ir até o escritório para realizar uma aplicação.

Todas as soluções oferecidas são pensadas com base no perfil do investidor, o que só é possível com atendimento diferenciado e acompanhamento bem próximo. Com isso, o cliente tem a oportunidade não só de obter bons resultados, mas também de ter uma gestão de riscos conforme o seu grau de tolerância. Além disso, a Ativa Investimentos é taxa zero, exceto para ações.

Até aqui podemos observar que investir por corretora de valores pode ser a melhor maneira de aumentar seus rendimentos e diminuir as despesas. Como vimos, a especialização de serviços, a diversidade de produtos, a disponibilidade de condições mais vantajosas envolvendo taxas e corretagens e um atendimento mais próximo e personalizado são algumas das vantagens de se investir por uma corretora de valores.

Sendo assim, dedique tempo na pesquisa e na avaliação das melhores instituições presentes no mercado antes de começar a investir. Observe bem as condições propostas e se atente somente aquelas que apresentem um bom histórico e que sejam bem avaliadas e recomendadas por seus clientes, como a Ativa Investimentos.

Gostou do artigo? Já consegue entender as vantagens em investir por corretora de valores? Então, está esperando o quê? Entre em contato conosco agora mesmo e conte com a ajuda dos nossos consultores. Nosso time de especialistas está pronto para lhe fornecer o melhor atendimento e a orientação correta, conforme os seus objetivos e necessidades. Esperamos a sua mensagem!

Receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

3 Comentários

  1. Um bom lugar para fazer investemento

  2. Parabéns pelo conteúdo e informações relevantes para uma tomada de decisão segura para investir no mercado financeiro.
    Estou retomando meu perfil de investidor na Ativa pelo histórico seguro e satisfatório do passado. Atenciosamente

  3. Oi Joemerson. Fico feliz com o seu feedback. Espero que tenhamos uma parceria ainda mais produtiva. Conte com a gente!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.