Você sabe o que é Swing Trade? Para quem começou a se interessar em investir em ações, provavelmente já deve ter visto esse termo por aí. Talvez você não saiba, mas essa é uma forma de aumentar o rendimento potencial na Bolsa de Valores ao longo do tempo e conquistar excelentes resultados na carreira de investidor profissional.
Entretanto, caso tenha o hábito de fazer aportes apenas em Renda Fixa, é preciso atentar a alguns detalhes antes de partir para esse tipo de estratégia. Ao tomar os cuidados devidos, essa técnica pode trazer bons resultados e fazer com que você otimize os seus retornos no mercado financeiro.
Se interessou e quer saber o que é Swing Trade? Então, continue a leitura e confira o post que preparamos especialmente para você ampliar seus horizontes de investimento!
Índice
Swing Trade é uma estratégia em que o investidor compra ações e as mantêm em sua posse por alguns dias. Quando chega um momento oportuno, a venda é feita ao mercado. A ideia é segurar ações tempo suficiente para aproveitar tendências de oscilação lucrativas percebidas pela análise técnica dos papéis.
Depois que a previsão se confirma ou não, o investidor liquida as ações na Bolsa. Assim, pode coletar lucro ou arcar com o prejuízo da estratégia. Como tudo no mercado de ações e Renda Variável, não há garantias de que uma especulação de Swing Trade será bem-sucedida. No entanto, com o uso de ferramentas modernas de análise técnica, é possível aumentar suas chances de encontrar boas oportunidades.
A base do Swing Trade é a especulação sobre a oscilação da cotação de uma ação em específico. Para tal, normalmente utiliza-se a análise técnica — também chamada análise gráfica.
A análise técnica é uma ferramenta utilizada para identificar padrões de oscilações e volatilidade de um papel na Bolsa de Valores. Tudo isso com base nas variações de preço e volume de negociações da ação.
Para usar a análise gráfica, é preciso acessar os gráficos do Home Broker da sua corretora. Você pode fazer a configuração da maneira que for mais cômoda e escolher uma ação em específico para analisar.
Com os gráficos disponíveis, o swing trader buscará por padrões de alta ou de queda em determinados papéis. O objetivo é montar suas estratégias de investimento que podem ser compradas ou vendidas.
Uma estratégia comprada é aquela em que o investidor adiciona uma quantidade de ações de uma empresa em sua carteira de investimentos. Ele espera que aquele papel se valorize para vendê-lo em alguns dias e coletar os lucros.
Já operar vendido significa alugar as ações de uma empresa e imediatamente comercializá-las no mercado na esperança de que caiam de valor.
Então, quando elas estiverem mais baratas, o investidor compra o ativo novamente e devolve para o locatário, lucrando a diferença entre os preços iniciais e finais do papel. Ambas as estratégias são válidas no Swing Trade e, para muitos investidores, são realizadas em simultâneo (no que é chamado de Long & Short).
Despertou interesse e deseja operar na Bolsa de Valores por meio do Swing Trade? Então, saiba que é necessário estudar e desenvolver um bom conhecimento sobre o mercado de capitais. Por meio de livros e cursos é possível aprofundar as noções e ter bons resultados.
Nesse sentido, é preciso procurar materiais que lhe auxiliem no entendimento da análise técnica e na fundamentalista. Por intermédio delas você consegue melhorar o filtro na hora de comprar ativos. Com isso, você pode ter bons resultados e encontrar uma ótima forma para complementar a renda com essa atividade.
Descobrir boas ações é uma parte importante do trabalho de um indivíduo que recorre a esse método de investimento. Por isso, é primordial entender o que pode ser usado para determinar bons ativos para investir.
Nesse sentido, existem algumas boas técnicas que podem lhe ajudar a identificar boas ações e maximizar seus retornos do swing trade. Como dito anteriormente, as análises técnica e fundamentalista são duas ferramentas importantes para quem escolher operar com esse método.
Além disso, você precisa entender sobre médias móveis exponenciais para identificar tendências no mercado acionário e conseguir antecipar as movimentações. Outra boa alternativa para encontrar bons ativos é por meio de indicadores como o Índice de Força Relativa. Com essas técnicas já é possível ter uma boa definição de quais ações trabalhar para alcançar resultados excelentes.
Agora que você já sabe o que é swing trader e o que ele faz, é preciso especificar o que ele não faz, para podermos solidificar esse conhecimento. A melhor maneira de fazer isso é comparando o Swing Trade com o Day Trade, outra estratégia muito comum de operação na Bolsa de Valores.
Enquanto o Swing Trade tenta encontrar tendências de crescimento ou de queda em períodos de alguns dias, o Day Trade faz a mesma coisa dentro de um único dia. Para fazer um Day Trade, o investidor deve comprar e vender a ação no mesmo dia, coletando os lucros da operação ou arcando com os prejuízos da sua negociação.
Na prática, o Day Trade é uma estratégia agressiva e muito dinâmica de operação. Nele, as tendências dos dias ou das semanas anteriores podem não importar muito. Isso porque um papel pode subir ou descer de maneira significativa no intervalo de minutos.
Além disso, é uma prática comum do Day Trade que os investidores operem alavancados.
Alavancagem é uma estratégia de operação na Bolsa de Valores em que o investidor pega emprestado um volume de recursos maior do que ele tem para realizar uma operação. Dessa forma, ele pode mover muito mais recursos e obter um retorno muito maior (ou um prejuízo mais significativo também).
Já no Swing Trade, embora exista a opção de operar alavancado, ela tende a não ser muito utilizada. Isso porque os custos de ficar com o recurso emprestado por muitos dias podem corroer os lucros. Outra diferenciação entre Day Trade e Swing Trade é que não há como usar carteiras recomendadas no primeiro caso. Por outro lado, no Swing Trade é comum que corretoras e consultores façam recomendações de ações para clientes.
O trabalho relacionado com a especulação financeira envolve riscos que precisam ser controlados para que a estratégia de investimento seja bem-sucedida. Assim, é importante que você tenha disciplina e não prolongue demasiadamente alguma operação, comprometendo lucros que já foram conquistados ou aumentando as perdas em busca de um comportamento de reversão de tendência.
Isso significa que é importante entender sobre a psicologia trader e como as relações econômicas estão interligadas com a valoração de cada ativo. Portanto, é fundamental usar recursos de stop loss e stop gain, que funcionam para criar intervalos de segurança nas operações realizadas pelo investidor.
Como o investimento em estratégias de Swing Trade envolvem períodos mais longos, há diversos benefícios que devem ser considerados. Portanto, o investidor não necessita acertar quais movimentos um determinado ativo deve percorrer ao longo do dia em sua plataforma.
Como a ideia é operar no médio prazo, você conta com a liberdade necessária para se concentrar apenas na trajetória principal dos papéis que está negociando.
Além disso, como o tempo de duração das operações é mais longo, não há necessidade de ficar acompanhando constantemente as variações de preço do ativo. Isso também reduz o custo de corretagem, pois evita entradas e saídas constantes das operações realizadas no cotidiano.
Agora que você já entendeu bem a estratégia, está pensando em comprar algumas ações para Swing Trade? Então, é hora de refletir um pouco. Afinal, a vida de trader é adequada para o seu perfil de investidor? Será que você tem o que é preciso para operar na Bolsa dessa maneira?
Apesar de não exigir o mesmo comprometimento que o Day Trade, que pede que o investidor acompanhe o mercado o tempo inteiro, o Swing Trade requer um acompanhamento mínimo para identificar padrões nos gráficos ou então seguir as carteiras recomendadas pela corretora.
Além disso, é necessário ter disposição para correr alguns riscos ao operar Swing Trade na Bolsa de Valores. Afinal, não há garantia de que as suas especulações ou recomendações darão resultados.
Chegou a hora de decidir: o Swing Trade é ou não é para você? Seu perfil de investidor suporta a ideia de correr um pouco de risco em troca de uma rentabilidade acima da média? Se sim, vale a pena procurar profissionais especializados que possam prestar suporte no início desta jornada. Com isso, você reduz riscos e consegue melhorar seus resultados na Bolsa de Valores.
Gostou deste artigo? Quer continuar aprendendo sobre como atuar no mercado financeiro? Então, curta nossas páginas no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de todas as novidades.