Qual a importância do call matinal e do fechamento de mercado?
Não importa o tamanho da carteira ou a experiência: o dia de um investidor deve começar com o call matinal. Afinal, esse resumo conta com as informações necessárias para ajudar na tomada de decisões de quem opera no mercado.
Um investidor bem informado é aquele que tem as maiores chances de fazer boas operações no mercado. Isso é especialmente verdade para quem opera no mercado de Ações. No entanto, as notícias do setor financeiro não afetam somente a Bolsa de Valores, mas todos os tipos de ativos. Por exemplo, podemos citar a variação do IPCA e da taxa Selic e seu efeito na Renda Fixa.
Por isso, é importante acompanhar o call matinal, caso você queira aumentar suas chances de sucesso. Não sabe do que estamos falando ou não acha relevante acompanhar o resumo de notícias? Então siga a leitura do artigo para entender mais sobre o assunto!
Índice
O que é o call matinal e para que ele serve?
O call matinal é um resumo de notícias divulgadas no mercado financeiro todos os dias pela manhã. Cada corretora de investimentos faz o seu próprio call, o que inclui a curadoria do que considera importante.
Esse resumo serve para municiar de informações os investidores do mercado. Afinal, quanto mais informações, maiores as chances de tomar boas decisões ao investir.
Qual a importância do call matinal para um investidor?
Acompanhar o call matinal é muito importante para um investidor, especialmente para quem vai investir em Ações. Afinal, esses são os ativos mais afetados pelas notícias e pelo humor do mercado.
Como mencionado, o call matinal é um resumo das notícias mais importantes do dia. Portanto, é uma maneira do investidor se atualizar com os principais elementos que podem afetar o mercado e suas aplicações.
Isso significa que o investidor ganha a opção de agir de acordo com as notícias mais importantes. Por exemplo, consideramos as notícias sobre a chegada do novo Coronavírus ao Brasil. Com a perspectiva de um lockdown no país e medidas de quarentena em vários estados, a Bolsa brasileira despencou. Em março de 2020, a queda total foi de 30% no Ibovespa, um valor histórico. Quem acompanhou os resumos das notícias sabia que algo do tipo poderia acontecer e pôde traçar uma estratégia de proteção.
Dito isso, no entanto, nem sempre as notícias são tão importantes assim. Às vezes, os movimentos são mais sutis. No entanto, é necessário saber o que está acontecendo para poder entrar ou sair de uma posição. Isso é especialmente verdadeiro para quem atua no curto prazo, com Day Trade ou Swing Trade. Normalmente, quem atua pensando no longo prazo sente menos o impacto das notícias.
Quais são as informações passadas?
Cada call matinal tem uma curadoria própria. Portanto, depende da corretora que faz o resumo e envia para os seus investidores. No entanto, existem alguns padrões que todas as empresas seguem na hora de selecionar as notícias.
O primeiro deles é sempre abordar o cenário doméstico. Isso significa acompanhar as principais notícias do país e medir o seu impacto no mercado (que é chamado de precificação). Nesse caso, entram notícias como:
- pautas do Congresso Federal que possam ter impacto econômico;
- ações do Governo Federal (ou estaduais) com relevância econômica;
- resultados de índices nacionais, como o IPCA, taxa Selic, IBC e outros;
- dados de atividades econômicas liberados por federações ou órgãos específicos;
- variação do câmbio, em especial da cotação do dólar;
- notícias sobre outros elementos com impacto econômico, como a pandemia do novo Coronavírus.
Além do cenário doméstico, o segmento internacional também ganha destaque no call matinal. Afinal, muitas notícias de outros países têm impacto na nossa economia. Isso inclui:
- eleições em outros países;
- eventos políticos de outros países;
- notícias que envolvem commodities ou produtos vendidos por empresas brasileiras;
- movimentação das Bolsas estrangeiras e seu potencial de influência no Brasil;
- situações que aumentem o risco dos investimentos globalmente.
Por fim, é normal que o call matinal traga notícias específicas sobre as empresas brasileiras. Isso inclui, mas não se limita a:
- resultados de balanços de empresas;
- variações significativas de carteiras ou ações específicas;
- análises sobre os resultados produtivos das empresas.
Para que serve o fechamento de mercado?
Além do call matinal, outro elemento informativo para os investidores é o fechamento de mercado. No entanto, em vez de ser um resumo de notícias, é um levantamento de tudo de relevante daquele pregão.
Ou seja: o fechamento de mercado não fala precisamente de notícias e nem do potencial de impacto que elas terão. O que ele faz é revisar tudo que aconteceu no pregão e aferir o que de fato ocorreu.
Por exemplo, suponha que o dia começa com a previsão de uma votação importante na Câmara dos Deputados. Essa notícia provavelmente estará no call matinal e o investidor poderá se posicionar como achar melhor. Durante o dia, a votação é feita e pode ter o seu impacto sentido no mercado. Vamos supor que tenha causado um aumento no Ibovespa de 1%. No fechamento do mercado, o assunto volta a aparecer para destacar que o índice subiu naquele dia.
Além disso, o fechamento do mercado explica porque o pregão ocorreu de determinada forma. Por exemplo, suponha que as ações da Petrobrás tiveram uma volatilidade maior do que a média durante o pregão. O fechamento ajuda a explicar que isso aconteceu porque, digamos, houve uma crise com o petróleo em outro país e isso agitou o mercado.
O que utilizar do fechamento do mercado?
Saber o que é o call matinal ou o fechamento do mercado é apenas uma parte do seu valor. Também é importante saber como usar corretamente essas duas ferramentas.
O call matinal, como já vimos, é uma espécie de previsão do dia. O investidor vê o que há de mais importante para acontecer e traça sua estratégia com base nisso. Já o fechamento do mercado é como tirar a prova real do que realmente ocorreu. Ele ajuda a aferir os resultados e suas explicações. Assim, o investidor pode revisar o que deu certo ou errado e traçar uma nova estratégia para o dia seguinte.
Se você quer viver de Day Trade ou simplesmente ter mais sucesso investindo, precisa de informações. Portanto, sua melhor escolha é firmar parceria com a Ativa Investimentos. Afinal, nós temos um call matinal completíssimo, além de um robusto fechamento de mercado diário.
Nosso call matinal é divulgado diariamente no Twitter e também no stories da nossa página no Instagram. Além disso, o conteúdo é enviado por e-mail para todos os clientes da Ativa Investimentos. O mesmo acontece com o fechamento do mercado.
Além do call matinal e do fechamento, nós também divulgamos algumas prévias do mercado nas redes. Assim, você pode acompanhar os principais desenvolvimentos da Bolsa por lá. Isso sem falar, claro, nos relatórios exclusivos da Doji Star e outros recursos.
E aí, quer contar com as melhores informações para nortear suas decisões de investimento? Então entre em contato com o nosso time agora mesmo para abrir a sua conta na Ativa Investimentos!
Abra sua conta agora
Time Ativa