Afinal, como falar de dinheiro com o parceiro ou parceira?

Para manter um relacionamento saudável, é importante adotar algumas estratégias que auxiliem na comunicação entre o casal.

Alguns temas são naturalmente mais sensíveis do que outros, demandando alguns cuidados na forma de trazê-los para a conversa. Por isso, é importante encontrar as melhores maneiras de como falar de dinheiro com o parceiro ou parceira.

Esse tipo de diálogo é importante para que haja mais transparência e segurança quanto ao comando das finanças domésticas. Nesse formato, cada casal pode encontrar o arranjo que seja mais eficiente para seu estilo de vida, considerando dividir igualmente os custos ou simplesmente reunindo todas as receitas em uma única conta.

Se você ainda tem dúvidas sobre qual a melhor maneira de falar sobre isso com seu parceiro, continue a leitura e confira algumas dicas imperdíveis!

Qual a importância de falar sobre as finanças familiares?

Cada casal é único em seu estilo de vida, mas o diálogo honesto, claro e direto é muito importante para manter o relacionamento saudável. Ao debater questões financeiras, ambos podem apontar seus objetivos e limitações com relação ao dinheiro.

Assim, é possível estabelecer acordos que funcionam para ambos, conforme a realidade que vivenciam. Certamente, se há grande diferença salarial, a divisão de contas não pode ser meio a meio, mas tudo isso pode ser acordado de maneira simples e madura.

Outro ponto importante é quanto aos problemas financeiros. Muitos casais têm dificuldade para lidar com períodos de baixa renda ou por demais questões relacionadas a dinheiro.

Por isso, é importante que seu parceiro conheça a realidade de suas finanças, considerando quais as melhores alternativas para resolver o problema, seja ele uma dívida, restrições de crédito ou qualquer outra situação dessa natureza.

Como o casal pode falar sobre dinheiro?

Ter conversas abertas e se ajudar no âmbito financeiro é importante para manter uma boa vida em parceria. Porém, é necessário saber como dialogar sobre esse assunto tão relevante na vida das pessoas. A fim de lhe auxiliar nesse aspecto, separamos diversas dicas. Confira!

Proponha uma divisão de contas

Ter contas em conjunto pode gerar algumas divergências entre o casal e, portanto, encontrar uma boa saída é importante. Seja por gastos altos ou devido a outros fatores, misturar as contas muitas vezes não dá certo.

Dessa forma, uma boa saída para essa questão é realizar a divisão das contas. Assim, cada um recebe dinheiro e faz a gestão. Obviamente é importante ter uma divisão das contas da casa para manter as finanças em dia e evitar problemas por falta de pagamentos.

Considere a criação de uma reserva de emergência

A vida é cheia de surpresas e se precaver é fundamental para não passar por apertos. Nesse sentido, construir uma reserva de emergência é uma excelente saída para garantir a manutenção da saúde financeira mesmo em caso de adversidades.

Desse modo, é fundamental que o casal se reúna e crie um fundo que ajude a manter a segurança e tranquilidade. Pode-se recorrer a uma conta em conjunto, para esse caso, ou então aplicar o dinheiro em algum investimento que seja líquido e possibilite resgate na hora necessária.

Estabeleça prioridades

Um casal com prioridades e metas consegue colher bons resultados e obter mais tranquilidade financeira ao longo da vida. Muitas brigas podem acontecer por dificuldades em relação ao dinheiro e conversar para estabelecer o que é prioritário é essencial.

Ao ter metas bem estipuladas, os dois são capazes de trabalhar para atingir os sonhos e construir o patrimônio em conjunto. Porém, vale alinhar as expectativas e elaborar prioridades conjuntas para que ninguém se sinta deixado de lado.

Tenha um planejamento de longo prazo

Pensar no longo prazo é importante para que, quando ele chegue, você e sua companhia de vida se sintam preparados. Por exemplo, se vocês têm planos de viajar na velhice e curtir os anos de aposentadoria é importante começar a poupar desde cedo.

Assim, vale procurar planos de previdência privada, buscar por ações e títulos que ajudem a ter um bom rendimento futuro e fazer um compromisso de aportar uma certa quantidade mensalmente. Ao cumprir esses passos, o futuro pode ser muito mais fácil.

Mantenha um controle financeiro

Outro ponto que o casal deve conversar é sobre o controle financeiro. É importante que ambos estejam cientes da situação e tenham anotados os gastos e entradas de dinheiro que acontecem de forma recorrente.

Por meio de aplicativos e planilhas, esse controle pode ser realizado de maneira simples e rápida. Assim, evita-se gastar com itens que não geram utilidade ao casal, além de possibilitar uma vida financeira mais tranquila e segura.

Tenha uma boa parceria

Na vida de um casal a parceria é um dos pontos mais importantes e que exercem maior influência nos resultados. Por exemplo, se duas pessoas são unidas e trabalham em conjunto para alcançar as metas, torna-se mais factível alcançá-las de maneira ágil e usufruir de todo o conforto.

Portanto, converse com seu parceiro para que tenham união em todos os aspectos da vida, inclusive na financeira. Por meio dos diálogos e de uma comunicação aberta à gestão do dinheiro é uma tarefa simples.

Quais os benefícios de ter um diálogo aberto sobre as finanças?

Por meio de um diálogo aberto, você consegue expor seus medos, preocupações e dúvidas com relação ao dinheiro. Assim, é possível estabelecer regras, metas e objetivos que levam a uma condição financeira mais confortável para o casal.

Vale contar com ferramentas como planilhas, aplicativos e até mesmo plataformas digitais que são capazes de auxiliar no controle financeiro familiar. Ao contar com esse tipo de recurso, é possível melhorar o controle de entradas e saídas de recursos, melhorar a poupança e conquistar um novo nível de renda.

Viu como falar de dinheiro com o parceiro ou parceira é importante para manter a união do casal? Falar abertamente sobre as condições financeiras atuais ajuda na hora de tomar decisões importantes para a vida em conjunto. Portanto, vale a pena separar um tempo semanal para construir os sonhos juntos e conquistar todas as metas traçadas.

Quer continuar aprendendo sobre vida financeira? Então, curta nossas páginas no Facebook e Instagram agora mesmo!

Receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.