Um investimento de médio prazo é aquele que você faz quando deseja alcançar uma meta de consumo nos próximos 2 a 5 anos. Assim, é importante que isso esteja esclarecido no seu plano de investimentos juntamente aos objetivos de curto e longo prazos.
Contudo, antes de começar a aplicar, vale a pena investigar um pouco para descobrir quais são as melhores alternativas disponíveis para que você atinja suas metas o mais depressa possível.
Quer saber o que considerar na hora de escolher um investimento de médio prazo? Então, continue a leitura para descobrir como se planejar a fim de alcançar um objetivo financeiro nos próximos anos. Confira!
Índice
É comum entendermos, na organização das nossas finanças, que um prazo médio de investimentos varia entre 2 e 5 anos. No caso de períodos menores, estamos falando de curto prazo, e períodos maiores representam longo prazo de investimentos.
Cada período de planejamento é relativo a objetivos específicos, o que deve afetar sua expectativa de aplicações, bem como a medida de risco e rentabilidade. Desse modo, um objetivo de médio prazo pode ser:
No entanto, a viabilidade das suas conquistas depende da sua situação financeira atual e da sua expectativa de retorno. Ou seja, dependendo de quanto aplicar mensalmente e do quanto espera ter de rendimento, suas decisões deverão ser diferentes.
Quando falamos de investimentos de médio prazo, geralmente consideramos um objetivo de consumo. Nesse caso, é importante se expor o mínimo possível a riscos, ainda que levando em consideração o retorno esperado.
Afinal, se seu desejo é, por exemplo, comprar um computador de última geração daqui a 3 anos, seria péssimo, ao fim do período, ter que assistir à desvalorização dos seus ativos, imobilizando seu capital ou forçando a amargar um prejuízo.
Portanto, o melhor a ter em mente, para o caso de um período médio de investimentos, são opções que satisfaçam 3 condições:
Sendo assim, as alternativas mais interessantes são de Renda Fixa. Por outro lado, uma diversificação com alguns ativos mais arriscados potencializa o retorno, sem necessariamente se expor à possibilidade de prejuízo. A seguir, confira algumas opções.
O Tesouro Direito oferece uma gama interessante de opções e é uma das melhores alternativas para investimentos de médio prazo, porque:
Assim como o Tesouro Direto, os Certificados de Depósito Bancário também oferecem alta liquidez e opções interessantes de retorno dependendo do seu capital e do prazo de resgate que escolher. Além disso, o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) assegura até 250 mil reais de aplicações para o caso de qualquer situação adversa.
As Letras de Crédito também são ótimas opções de investimento a médio prazo. Isentas de imposto de renda, você tem ótimas opções de prazos e, assim como Tesouro Direto e CDB, escolhe taxas de rentabilidade prefixadas para saber exatamente quanto vai ter de retorno ao fim do investimento.
Os Fundos Multimercados são opções interessantes devido à grande variedade disponível. Ideais para diversificação, alguns são tão estáveis quanto uma aplicação de Renda Fixa. Com eles, você se expõe um pouco mais à Renda Variável a fim de aumentar seu potencial de rentabilidade.
Gostou de descobrir o que considerar na hora de realizar investimentos de médio prazo? Lembre-se de que é fundamental ter consciência sobre as suas condições, porque um resgate antecipado compromete a rentabilidade dos ativos. A Ativa Investimentos tem as melhores opções de investimentos de médio prazo para você. Então, considere contar com a gente para conquistar suas metas nos próximos anos. Abra sua conta e conheça nossas soluções