Confira 4 ideias de investimentos com menos de 1.000 reais!

Diferente do que muitas pessoas pensam, a maior barreira para quem quer começar a investir é a falta de planejamento. Estabelecer metas e objetivos é um passo fundamental tanto para tomar essa iniciativa quanto para manter aplicações por prazos mais longos.

Com isso em mente, dá para começar mesmo sem dispor de uma grande quantia inicial. Na verdade, existem diversas alternativas de investimentos com menos de 1.000 reais que são ideais para quem quer dar os primeiros passos no mercado financeiro.

Continue a leitura deste post para saber quais são esses investimentos e para entender como fazer as melhores escolhas para aplicar o seu dinheiro. Confira!

O que saber antes de começar a investir?

Se você é iniciante no mundo dos investimentos, vale a pena conhecer alguns aspectos importantes sobre o mercado antes de tomar qualquer decisão. Afinal, eles influenciam diretamente no rendimento de cada ativo e nas possibilidades que você terá durante essa aplicação.

Quanto ao risco, por exemplo, é preciso ter em mente que os papéis de renda fixa são opções mais seguras, já que garantem um retorno predefinido a quem investe. Já os ativos de renda variável expõem o capital a um risco maior, mas também podem ser rentáveis se a estratégia correta for aplicada.

Estar atento à liquidez das aplicações também é fundamental para qualquer planejamento. Essa característica se refere ao prazo para resgate dos valores investidos, que pode variar de um dia até o final do contrato. Observar esse aspecto é especialmente importante quando o objetivo é utilizar valores aplicados como uma eventual reserva de emergência.

Vale considerar também a incidência de taxas e impostos antes de começar a investir. Esses são custos que impactam diretamente nos rendimentos das aplicações, por isso é importante considerá-los em seu planejamento para não ter nenhuma surpresa.

Por que o perfil do investidor é importante?

O perfil de investidor é outro aspecto que deve ser compreendido por quem quer investir. Essa é uma análise que considera as particularidades e objetivos de cada pessoa para indicar as melhores estratégias de investimento em cada situação.

Por isso, um dos principais pontos analisados é a tolerância a riscos durante a aplicação. Além da segurança, também devem ser consideradas as expectativas em relação aos prazos, quais são os objetivos, a faixa etária e, até mesmo, o contexto econômico do interessado. 

Com base nessas informações, é possível definir se você tem um perfil mais conservador, arrojado ou moderado. Assim, será possível orientar as decisões de acordo com o próprio perfil de investidor, aumentando as chances de obter bons resultados com as operações escolhidas.

Quais as melhores opções de investimento?

Depois de realizar um bom planejamento financeiro e definir o seu perfil de investidor, a escolha dos melhores ativos para a sua carteira se torna uma tarefa muito mais fácil. Você vai perceber que é possível começar até mesmo sem ter uma grande quantia disponível para aporte inicial.

Se esse é o seu caso, confira a lista a seguir. Vamos indicar 4 opções de investimentos com menos de 1000 reais e que podem trazer ótimos rendimentos.

1. CDB

Nesse tipo de investimento é como se você emprestasse dinheiro a uma instituição financeira. Atualmente, é possível encontrar títulos a partir de 100 reais, fazendo dessa uma opção acessível para quem quer começar a investir.

Essa aplicação é muito segura, pois conta com a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Isso significa que, caso a instituição quebre, os investidores serão ressarcidos em até 250 mil reais. Além disso, o CDB conta com alta liquidez, o que faz dele ideal para a formação de uma reserva de emergência.

As taxas de juros do CDB, que é o rendimento que o investidor terá ao final da aplicação, são estabelecidas na abertura do contrato e podem ser pós ou pré-fixadas.

2. Tesouro Direto

Assim como ocorre com os CDBs, o Tesouro Direto também é acessível para quem quer investir com pouco dinheiro. Com opções disponíveis a partir de 30 reais, esse é um investimento seguro e rentável para quem não quer correr grandes riscos.

Os recursos captados são revertidos para o financiamento da dívida pública, de modo que o investidor recebe o montante aplicado somado aos rendimentos ao final do prazo contratado. Ainda assim, a modalidade conta com liquidez diária, permitindo o resgate de valores a qualquer momento.

3. LCA e LCI

Outra boa opção para quem quer investir até 1.000 reais são as Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) e as Letras de Crédito Imobiliárias (LCI). Esses títulos captam recursos para esses dois importantes setores industriais no nosso país, e são facilmente encontrados em bancos e corretoras.

Eles são indicados para pessoas que pretendem manter o dinheiro investido por prazos maiores. Em contrapartida, eles podem oferecer excelentes retornos e apresenta baixo risco. Para aumentar a segurança, o Fundo Garantidor de Crédito também cobre esse tipo de investimento.

Existem poucas diferenças entre investir em LCA e LCI, cabendo ao investidor optar principalmente entre juros pós ou pré-fixados. Como não há incidência de Imposto de Renda, não é preciso se preocupar na hora de fazer a declaração.

4. Fundos de investimento

Fundos de investimento são aplicações em grupo em que os resultados são compartilhados entre os cotistas. A ideia é conseguir aplicar em ativos variados buscando rentabilidades mais atrativas.

Esses fundos são administrados por gestores profissionais, o que faz dessa uma possibilidade até mesmo para investidores inexperientes. A modalidade também não costuma exigir grandes aportes iniciais, sendo acessível para praticamente todos os perfis.

Seja qual for a sua opção para fazer investimentos com menos de 1000 reais, acertar na escolha da corretora de valores é um passo fundamental. Aqui na Ativa Investimentos, você conta com o auxílio de profissionais experientes no mercado que auxiliarão na escolha das melhores alternativas para o seu perfil.

Quer saber mais? Então entre em contato agora mesmo e comece a transformar sua vida financeira por meio dos investimentos!

Receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.