O que é bull market: confira as principais estratégias

Há mais de 100 anos, um jornalista americano chamado Charles Henry Dow teorizou os fundamentos da análise das forças do mercado financeiro. Hoje, esses conceitos são resumidos na figura de dois animais em constante batalha: um touro e um urso. É aqui que surge a questão: o que é bull market e bear market?

O que um touro tem a ver com o preço das ações da Bolsa de Valores e estratégias de investimento? Neste artigo, você vai entender por que esse ícone representa a força otimista do mercado financeiro e como você pode aproveitar o conceito para antecipar as altas dos preços e lucrar com estratégias de trading. Confira!

O que é bull market?

Um touro: esse é o símbolo da ferocidade do mercado financeiro e da tendência otimista do capitalismo. A estátua de bronze do animal de Wall Street é uma constante lembrança de que o mercado quer avançar, pois assim é que um touro ataca, arremessando sua vítima para o alto.

Portanto, temos nessa figura a representação do bull market (“mercado do touro”, em tradução livre), isto é, da tendência de valorização dos mercados, o que atrai investidores a fim de lucrarem com a alta dos preços.

Mas atenção: não é à toa que a estátua da Bolsa de Valores americana se chama “Charging Bull” (“Touro Atacando”). É preciso antecipar esse movimento de alta, porque, depois que o touro ataca, é a vez do urso revidar.

Como identificar um bull market?

Se quiser ganhar dinheiro com a valorização do mercado, então precisa aprender a antecipar os movimentos das forças de bull market. Aí é que as teorias de Dow e o trading começam a fazer sentido. A seguir, você vai conhecer algumas formas de se preparar para o ataque do touro e aproveitar esse impulso para alavancar seu retorno com investimentos.

Topos e fundos ascendentes

Uma das principais contribuições da análise técnica do mercado financeiro é a visualização de tendências. Em outras palavras, um bull market se trata de uma tendência de alta dos preços, o que é observado em um gráfico cartesiano.

Essa tendência é caracterizada por uma formação de topos e fundos ascendentes no gráfico, cujo eixo horizontal representa o período de negociações, e o eixo vertical, o preço do ativo em questão.

Assim, é possível identificar um bull market quando os preços máximos e mínimos do ativo ao longo do tempo são cada vez mais altos, formando um desenho mais ou menos parecido com uma escada.

Volume de negociações

Apesar de a visualização de uma tendência de alta não ser garantia de que ela venha a continuar, há meios de verificar se o touro ainda tem força contra o urso, aumentando suas probabilidades de retorno em uma operação.

Um desses meios é a observação do volume de negociações. Segundo a teoria de Dow, o volume costuma ser uma confirmação da tendência. Portanto, se um bull market é acompanhado de um grande volume de negociações no período, isso geralmente significa um mercado otimista.

Indicadores técnicos

Outra forma de assegurar maiores probabilidades sobre a duração de uma tendência de bull market é por meio de indicadores técnicos. Há centenas deles, e muitos traders utilizam mais de um como uma medida de reforço das análises. Os indicadores mais conhecidos são:

  • médias móveis;
  • estocástico;
  • índice de força relativa (RSI, na sigla em inglês);
  • bandas de Bollinger, entre outros.

Como se pode notar, bull market é um conceito simples do mercado financeiro, mas o importante é saber identificar e antecipar seu movimento. Apenas dessa maneira o trader garante um retorno positivo e consistente com suas posições.

Quer aprender mais sobre outros conceitos do mercado de valores e receber dicas de investimento para potencializar seus lucros? Então, assine a newsletter da Ativa Investimentos e receba conteúdos gratuitos diretamente no seu e-mail!

Invista com Ativa!

É prático, rápido, seguro e não tem custo. Você pode acessar sua conta de onde quiser e ainda ter vantagens exclusivas.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.