Assessoria de investimentos: por que optar por corretoras que ofereçam esse serviço?

Uma assessoria de investimento é uma ponte entre o investidor e o sucesso. Ainda assim, muitas pessoas deixam de aproveitar seus benefícios.

Saber como contar com um apoio especializado é vantajoso, inclusive na hora de abrir uma conta na corretora

Foi pensando nisso que convidamos a Jéssica Castro, B2B da Ativa Investimentos, para falar um pouco sobre o assunto. Continue a leitura a seguir e fique por dentro!

O que é assessoria de investimento?

A assessoria de investimento foi criada para ajudar quem deseja investir, mas é inexperiente, tem muitas dúvidas ou não tem tempo para acompanhar o mercado. Para que ela funcione, a figura do assessor de investimentos é de extrema importância.

Segundo a Jéssica Castro, “esse profissional entende o momento de vida pessoa, identifica o seu perfil de investidor e suas limitações de risco e liquidez. Assim, ele consegue ajudá-lo de verdade, indicando sempre os melhores produtos”.

Como funciona?

O trabalho de um assessor de investimentos é bem amplo e completo. Para que você alcance os resultados desejados, diversos processos são executados, além de conversas e análises.

Jéssica explica que o primeiro contato entre o investidor e o seu assessor é importante para coletar informações. Assim, “deve-se explicar tudo sobre sua vida financeira, suas metas e limitações”. É essencial apresentar, também, quanto você pretende investir, ou seja, qual a quantidade de dinheiro disponível.

Com base em tudo o que foi apresentado, esse profissional monta um plano de aplicações. Obviamente, você pode ou não concordar com as sugestões apresentadas. Caso aprove, basta começar a investir.

Mas a assessoria não para por aí! “De tempos em tempos, você pode fazer readequações na sua carteira”, destaca. Isso é importante, já que mudamos ao longo da vida, tanto os objetivos quanto à tolerância aos riscos de investimentos.

Qual a diferença entre profissionais autônomos e assessores internos de uma corretora?

Você já deve ter percebido que a assessoria de investimentos é um serviço muito útil para quem deseja investir com mais segurança e de forma correta. Sem dúvidas, receber orientações de quem entende do assunto ajuda muito!

Porém, existem diferentes maneiras de se prestar esse auxílio. Por isso, você encontrará no mercado profissionais autônomos e assessores internos. E qual a diferença entre eles?

A Jéssica Castro lembra que “a principal diferença está no controle de qualidade do trabalho desenvolvido, já que a corretora consegue acompanhar de perto a eficiência de seus assessores internos”.

Perceba que a empresa faz todo um processo seletivo, escolhe os melhores assessores, realiza treinamentos e os avalia com frequência. Com todos esses cuidados, os investidores podem ter a certeza de que estão recebendo orientações de qualidade.

Em outras palavras, você não precisa controlar completamente a eficiência e a qualidade dos profissionais independentes. Porém, no caso de assessores internos de uma corretora, esse controle já é previamente realizado.

Por que contar com profissionais qualificados e de uma boa corretora?

Investir é uma decisão inteligente, afinal, é uma forma de fazer o dinheiro trabalhar a nosso favor. Aliás, esse passo pode mudar os rumos de sua vida, viabilizando a conquista de vários sonhos e metas.

É provável que você esteja se perguntando: devo investir em uma assessoria de investimentos? A resposta é sim! Para que você entenda, vamos mostrar os benefícios de contar com o auxílio de profissionais qualificados de uma boa corretora. Confira a seguir!

Recomendações imparciais

No mundo dos investimentos, imparcialidade é tudo. É por isso que perguntar ao gerente do seu banco em que investir nem sempre é uma boa ideia! Ele, provavelmente, indicará um produto do seu catálogo e não necessariamente o mais adequado aos seus objetivos.

Por outro lado, “o assessor de investimentos de uma corretora com credibilidade faz recomendações mais imparciais. Seu único interesse é a qualidade da carteira do cliente”, afirma Jéssica.

Assessoria completa e personalizada

Se as pessoas não são iguais, então uma assessoria de investimento precisa ser personalizada, não é mesmo? Ao escolher com cuidado sua corretora, você poderá contar com um serviço desenvolvido para as suas necessidades.

O profissional avaliará tudo o que é relevante, inclusive o momento de vida da pessoa. Como sabemos, um jovem tem ambições diferentes de alguém mais velho e com filhos pequenos. Tudo isso é levado em consideração ao montar o plano de investimentos.

É importante lembrar que o cenário macroeconômico também influencia nas sugestões apresentadas. A queda na taxa de juros, por exemplo, exige mudanças de estratégias para manter sempre uma boa rentabilidade.

Redução dos riscos

Com uma assessoria de qualidade, suas escolhas serão muito mais corretas. Sem esse apoio, muitas pessoas erram ao investir, colocando o dinheiro em investimentos que não são adequados ao seu perfil. Isso pode expô-las a riscos desnecessários e gerar prejuízos.

Já pensou colocar todo o seu dinheiro em alternativas com baixa liquidez? Caso seja necessário realizar o saque, você enfrentará um grande problema. Por isso é tão importante buscar orientações antes de tomar suas decisões.

Definição do perfil de investidor

Antes mesmo de indicar as melhores aplicações, o assessor ajuda você a definir o seu perfil de investidor. Ele pode fazer algumas perguntas, por exemplo, se você é do tipo que se arrisca ou se prefere estabilidade, ou ainda se realizou outras tentativas de investimento anteriormente.

Há 3 tipos principais de perfis:

  • conservador: costuma buscar por segurança sem se arriscar, e prefere escolher investimentos que tragam resultados, mesmo que sejam mais lentos;
  • moderado: se sente mais confortável com produtos que oferecem uma maior segurança, mas também se mantém disposto a correr alguns riscos para alcançar maior rentabilidade;
  • agressivo: está disposto a correr riscos e busca por maiores rentabilidades em um período menor.

Ou seja, o perfil de investidor é baseado em grupos com níveis diferentes do que chamamos de maturidade. O perfil leva em conta os objetivos pessoais e os riscos de quem está investindo. É por meio da definição do seu perfil que você começa a lidar melhor com o seu próprio dinheiro.

Facilidade para diversificar a carteira de investimentos

O assessor também auxilia a diversificar a carteira de investimentos e a tomar melhores decisões por soluções adequadas de acordo com a quantia que você tem para aplicar. Assim, o assessor vai ser o seu guia, dando as melhores dicas e conselhos sobre o mercado financeiro.

Uma carteira de investimentos diversa traz uma série de vantagens, sobretudo para quem está iniciando a investir agora. Além de possibilitar a rentabilidade por diversos meios, você corre menos riscos, tem mais tranquilidade e consegue estimar o retorno das aplicações de forma mais precisa. 

Esclarecimento de dúvidas

Um dos grandes diferenciais do serviço é que o assessor fica disponível sempre que você precisa tirar alguma dúvida sobre os títulos e aplicações. É comum ter questionamentos, já que cada modalidade de investimento do mercado financeiro apresenta características específicas.

É possível ter dúvidas, por exemplo, sobre regras de tributação, prazo para resgate, liquidez, potencial de rentabilidade, riscos envolvidos e taxas aplicadas. Pesquisar sozinho por todas as respostas nem sempre é fácil, além de que você não tem como confirmar que as informações estão corretas ou são de fontes confiáveis.

Auxílio para atingir objetivos

Muitos investidores iniciantes têm dificuldade para identificar qual a modalidade mais adequada para alcançar os seus objetivos. São inúmeros os fatores a serem avaliados. Por exemplo, é preciso verificar os índices de liquidez, a segurança, a disponibilidade de dinheiro a ser aplicado, e por aí vai.

Além de considerar o seu perfil, o assessor de investimento apresenta oportunidades voltadas ao alcance de suas metas. Caso você queira uma alternativa de longo prazo com maior rentabilidade, o profissional explica as possibilidades e o seu funcionamento de forma clara e atenta às suas necessidades.

Suporte em momentos de crise

É preciso ter em mente que o mercado financeiro passa por instabilidades, sobretudo em momentos de crise. Em situações como essa, o assessor explica os impactos das oscilações em cada modalidade de investimento e orienta para que você consiga tomar as melhores decisões sempre.

Com informações vindas de uma fonte confiável, é muito mais simples desenvolver autonomia ao investir. Esse é, sem dúvidas, um dos grandes benefícios da assessoria: ter muito mais segurança para aplicar e investir o seu dinheiro.

Por que contar com a Ativa Investimentos?

Deu para perceber que contar com a assessoria de investimentos é dar mais um passo rumo ao sucesso. Mas precisamos destacar a importância de escolher com critério e atenção os profissionais que o ajudarão.

“A Ativa Investimentos tem mais de 35 anos de experiência no mercado. Sua principal expertise é essa parte de recomendação, tanto em assessoria, quanto em curadoria dos investimentos”, esclarece Jéssica.

Aqui, todos os clientes recebem atendimento personalizado. Além disso, há uma preocupação real com o controle de qualidade das orientações e do próprio suporte. Aliás, esse é um grande diferencial: tratar cada investidor de forma única e com o principal foco de alcançar o sucesso.

Conseguiu tirar suas dúvidas sobre a assessoria de investimento? Como vimos, o serviço é um importante auxílio para quem deseja investir com mais segurança e qualidade. Afinal, em um mercado tão dinâmico e complexo, receber ajuda de quem entende é sempre bom.

Entre em contato agora mesmo com a equipe da Ativa Investimentos e saiba como podemos ajudar você a investir de forma correta!

Receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.